30/08/2011
29/08/2011
O açúcar alimenta o cancer
O AÇÚCAR ALIMENTA O CANCER
--
Alberto P. Gonzalez, médico
www.doutoralberto.com
Quando sou procurado por pacientes que passam pela experiencia de vida chamada "cancer", normalmente sou indagado sobre algum alimento ou erva que apresente capacidade de tratamento da doença. Esta pergunta é muito comum, assim como é comum que o homem procure soluções que sejam rápidas e milagrosas para os seus problemas.
Mas o cancer é uma doença muito misteriosa, com muitas nuances e detalhes, tão individuais como os que a hospedam. Cada cancer tem um comportamento único, dependendo do tipo histológico, ou do tipo de tecido em que se desenvolve. Alguns tem comportamento mais agressivo, resistem ao tratamento estabelecido, tornam-se rebeldes. Outros são facilmente ressecaveis por cirurgia e regridem com algumas sessões de quimioterapia. Enfim, é uma relação única entre doença e hospedeiro, onde cada parte vai desempenhar um papel.
Mas existem alguns princípios que os hospedeiros de um câncer devem conhecer e depois de conhecer, respeitar. O primeiro é: deixar todas as práticas que possam causar nocividade ou facilitar o desenvolvimnto do tumor. O segundo e deixar de lado todos os pensamentos e sentimentos não criativos, que contenham medo. Devem evitar mais que qualquer outro ser humano sentir raiva ou agressividade, que são verdadeiros venenos contra o sistema imune.
A prática mais nociva que devemos deixar imediatamente é o consumo de açucar, na forma do açúcar branco, mascavo, melado, rapadura, mel, doces, refrigerantes, cafezinho ou chocolate ou na forma de amidos: pães, pizzas,massas (integrais ou não) biscoitos, bolachas, bolos, tortas, salgados, frituras e empacotados. Todos estes alimentos guardam uma característica comum, eles são glicêmicos, oxidantes ("enferrujantes") e acidificantes do sistema. Estes tres fatores contribuem para o crescimento e o desenvolvimento de câncer.
O leitor se perguntará primeiro, como deixar hábitos tão antigos e impressos desde os primeiros dias de nossa infância? Afinal o leite materno é doce! Os aniversários são doces! A merenda da escola é doce! A torta feita em casa e o pão de cada dia sao feitos de amido! O amido que é mastigado na boca já chega no estômago como açúcar.
E este é o desafio. Nós da equipe da Oficina da Semente ensinamos uma nova maneia de se alimentar para você e todos aqueles que acreditem no que estou falando (não obrigamos ninguém a acreditar, apenas ensinamos o caminho). Reaprendemos o conceito de sabor doce, reaprendemos ou aprendemos a usar as frutas, a fazer tortas, paves, mousses, pâes, chocolates e sorvetes - tudo com o delicioso açúcar que a natureza nos oferece, contido nas sementes, frutas e ervas que recobrem a superficie do planeta. Reduzindo a carga glicêmica e os fungos do sistema, aumentando a quantidade de antioxidantes disponível, corrigindo lesões do DNA e permitindo melhor função da célula, damos a chance que seu corpo possa reagir melhor e principalmente, vibrar em uma frequencia mais saudável.
Nós damos apoio às medidas tomadas pelas escolas médicas. Não somo excludentes, somos inclusivos, de novos hábitos e práticas. Apenas nos encarregamos de levar estas inovações ao ambiente mais estratégico de nossas vidas e de nossa saúde: a cozinha. Não prometemos a ninguem a cura do câncer, mas podemos garantir que cada um dos que aderirem a esta forma de se alimentar e de viver estarão dando aos seus corpos e mentes uma razão a mais para ficar por mais tempo e com mais qualidade por aqui.
--
Alberto P. Gonzalez, médico
www.doutoralberto.com
24/08/2011
Condensabado em Osasco/SP
A Oficina da Semente apresenta:
CONDENSÁBADO no Parque Chico Mendes em Osasco - SP
Dia 3 de setembro, sábado, com Dr. Alberto Gonzalez e Grupo Espaço Goji
Das 8:30 às 16h com aulas teóricas e práticas
Suco Verde, Pão dos Essênios e Doces Vivos
Almoço preparado pelos alunos e equipe: Caldeirada de Frutos do Mato
Venda do livro LUGAR DE MÉDICO É NA COZINHA
Apoio
Feirinha Organica do Shopping Continental
Luciana Frutas Orgânicas
Inscrições limitadas
R$ 49 reais, garantidas pelo pagamento integral ou sinal de 50%
Tratar com Marta pelo telefone (011) 3591 1828
das 9 as 12h e das 14 às 17h em dias de semana
Duvidas pelo e-mail maya.oficinadasemente@gmail.com
18/08/2011
LUGAR DE MÉDICO É NA COZINHA AGORA NA RÁDIO CBN
LUGAR DE MÉDICO É NA COZINHA AGORA NA RÁDIO CBN
Começa na próxima segunda feira, dia 22 de agosto nossa série de gravações para a rádio CBN. Na verdade é uma "coluna" no programa de rádio chamado Caminhos Alternativos, já de grande sucesso nacional. Serão sete a oito minutos cada sábado,levando a nossa mensagem de uma alimentação e de uma vida mais sadia para todos os cantos do Brasil. Meus agradecimentos a Petria Chaves e Fabíola Cidral, as jornalistas que já conduzem o reconhecido programa. O programa é irradiado todos os sábados às nove da manhã.
Capão Bonito vai estar junto. Sempre utilizarei as experiencias que temos aqui com nossa população para ilustrar a grande aventura de ensinar culinaria viva. Nunca duvidei que o assunto que conduzimos é basicamente cultural. Na verdade os padrões impostos pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e de agrotóxicos sempre veio acompanhada de grande mídia em tods os níveis. Decorrente disso, o brasileiro padrão de hoje tem hábitos alimentares decadentes trazidos pela industrialização, e o pior, suprimiu toda uma cultura alimentar riquíssima. Afinal nossa culinaria reflete nossa herança étnica e cultural. Somos descententes de índios, brancos mediterrâneos, caucasianos, orientais e negros africanos de diferentes regiões. Uma riqueza sem fim.
A culinária é patrimônio cultural importante de um país. E este padrão vivo e mutante deu lugar a um triste cardapio junk de amido, açúcar e carne processada que empobrecem nossa saúde e nossas heranças familiares. Quantas receitas que eram de avó e bisavó podem ser consideradas hoje esquecidas?
Por isso LUGAR DE MÉDICO É NA COZINHA versão rádio tem sua razão de ser. Teremos sempre receitas novas, com o enfoque funcional e de culinária viva e sempre estarei acompanhado de um "auxiliar de cozinha" importante. Essa brincadeira permitirá que eu convide autoridades, agricultores orgânicos, chefes de cozinha, intelectuais e artistas que estão fazendo algo por esta causa.
O programa será gravado na cozinha da rádio, na Rua das Palmeiras, em São Paulo. Prepararemos diferentes pratos, entre as conversas criativas e o resultado visual vai aparecer no blog do programa. O gostinho vocês podem conferir em Capão Bonito. Que tal comparecerem a uma de nossas oficinas, que oferecemos gratuitamente para toda a população, com apoio da prefeitura?
Alberto P. Gonzalez, médico
www.doutoralberto.com
04/08/2011
O veneno está na mesa
O VENENO ESTÁ NA MESA
É o nome do novo documentário de Silvio Tendler. Um filme dedicado a elucidar o cidadão brasileiro sobre o escândalo dos agrotóxicos no Brasil, com depoimentos de agricultores, representantes de consumidores, representantes de multinacionais e da ANVISA, nossa agência nacional de vigilância sanitária. O Brasil é lamentavelmente o país que mais consome agrotóxicos no planeta.
O que mais incomoda no entanto é a total ingenuidade ou mesmo falta de interesse com que a população brasileira trata do assunto. De certa maneira representa uma maneira de pensar que ainda vem do autoritarismo. Algo do tipo "se o governo aprovou é porque deve ser bom". E isso não tem nada a ver com a realidade.
A indústria de venenos agrícolas conta com a nossa ignorancia para aprovar. com o aval de congressistas e do alto escalão do poder executivo, substâncias de alto poder de toxicidade e proibidas no resto do planeta, para serem despejadas em nossos alimentos. Um cálculo, dividindo a quantidade de agrotóxicos usadas no Brasil pelo numero de habitantes gera o número assustador de 5,2 litros de veneno per capita.
So em uma bandeja de morangos encontraram 18 tipos de agrotóxicos!
Já esta em andamento a Campanha Nacional contra os Agrotóxicos e pela Vida, que busca a proibição de, entre outras coisas, pulverização aérea de agrotóxicos. Essa prática é um absurdo e está levando populações inteiras do interior, como a nossa Capão Bonito a uma contaminação das vias aéreas e doenças respiratórias. Acampanha também busca assinaturas para cancelar os benefícios concedidos pelo governo à indústria de agrotóxicos, isentando-os de todos os impostos. Essa ótica perversa privilegia estes produtos isentando-os de taxas, como se fossem estes venenos algo benéfico, beneficentes ou mesmo estratégicos.
A medicina já se pronuncia e o Conselho Regional de Medicina de SP já recebeu em sua sede a palestra do Dr. Michael Jansen, cientista senior da FDA (ANVISA americana). Lá se discutiram e se mostraram as ações dos agrotóxicos sobre a saúde humana da forma aguda ou crônica. Os presidentes das Sociedades Paulista de Endocrinologia e Neurologia confirmaram os achados clínicos descritos nos EUA e fizeram paralelo com a situação no Brasil.
Estamos sob esta ameaça. O veneno está na mesa. Este é o nome do documentário. Para quem usa internet é muito fácil. Basta digitar o nome do filme no You Tube e assistir ao mesmo em 4 partes. O que estamos buscando é que o consumidor brasileiro assuma que é peça principal na desarticulação desta rede de interesses, na qual a nossa saúde nada conta, menos ainda a saúde da terra. Para eles o que vale são os lucros, o dinheiro gerado pela produção..
Devemos optar pelos orgânicos, fazer feiras orgânicas locais, valorizando o produtor e permitindo que ele venda diretamente ao consumidor. Nós temos esta força estratégica e logística que vale mais que armas. Usemos nossa escolha pelo orgânico como o caminho para a libertação do estado de doença crônica que assola nossa população.
Orgânicos já!
Assinar:
Postagens (Atom)